terça-feira, 29 de novembro de 2011

Aulas de Português


Os textos aqui expostos, com a temática Autobiografia e Biografias, são resultado de um trabalho desenvolvido nas aulas de Língua Portuguesa, por mim, com alunos de 7°s Anos.
Inicialmente, trabalhamos com o diário da autora Clarice Bean, que conta a história de uma menina-adolescente, de um dia de sua vida em que ela possui aula de natação. A forma que a autora utilizou para escrecer o diário foi desenhando com as palavras, ou seja, aquilo que ela expressava ganhava forma através de desenhos com as próprias letras utilizadas na escrita do texto.
Posteriormente, trabalhamos o texto autobiográfico de Frei Betto: O arco-íris, no qual o autor conta a história do lugar, da casa onde vivia na sua infância, e dessas marcas na sua vida adulta.
Depois disso, a proposta era que os alunos fizessem entrevistas com seus pares, para, a partir disso, escreverem um texto biográfico, considerando a trajetória de vida do colega. De igual forma, deveriam considerar sua trajetória de vida, e o que foi marcante para produzir um texto autobiográfico.

VIVER NOS COMPASSOS DA DANÇA
Meu nome é Édila Maria dos Santos nasci em 24.04.1999, no Hospital Universitário de Santa Maria.
Sou filha de Nara Milka Dias dos Santos.
Eu moro em Santa Maria, na rua União, bairro Bom Jesus.
Estudo desde pequena na escola Caic.
O acontecimento mais importante na minha vida foi a minha primeira eucaristia.
Gosto de dançar sertanejo universitário e gaúcha.
Não gosto de ficar parada.
Gosto muito da minha família,e das minha amigas.
Não gosto de ficar sozinha.
Me deixa feliz dançar e me divertir.
Me deixa infeliz ficar sem amigos.
Os meus planos para o futuro é ESTUDAR para crescer mais na vida, e atingir todos os meus sonhos!!
Nome: Édila Maria
Turma: 7° azul

Minha Colega...

Minha colega Kerolin de Vargas da Rosa, nasceu dia 14 de junho de 1998 em Santa Maria (RS).
Sua mãe se chama Elenita Souza de Vargas e seu pai chama-se Maximiliano Umpierre. Ela mora no bairro Lorenzi e estuda na escola CAIC “Luizinho de Grandi”. O acontecimento marcante de sua vida, foi quando conheceu o mar. Gosta de jogar video game, escutar músicas e dançar. Ela não gosta de limpar a casa e cuidar de seus irmãos. Ela gosta de sua família e seus amigos . Não gosta de ficar sozinha, isto a deixa triste. Ficar quieta e não deixá-la fazer o que gosta a deixa infeliz.
Seus planos para o futuro são: formar-se em Perita em Criminologia, ter sua própria casa e seu próprio dinheiro.
Nome:Helen Tayna dos Santos Costa
Data: 29/11/11
Turma:7° azul

Os meus 10 jeitos de ser.
1:Alegre:estou sempre rindo e me divertindo e divertindo os amigos.
2:Objetiva:sou muito objetiva em relação aos estudos.
3:Tranquila:em algumas situações tenho calma como na escola porque se eu incomodar eu assino
ocorrência.
4:Nervosa:há situações que não tenho calma porque me tiram do sério essa pessoas mal-educadas.
5:Amiga:sempre que precisam de mim, eu ajudo,sempre estou por perto quando precisam.
6:Estudiosa:amo me dedicar aos estudos porque sem ele eu não vou chegar a lugar nenhum.
7:Positiva:sou muito positiva,nada me abala.
8:Legal:eu sou legal com quem merece .
9:Boa: sou boa com pessoas educadas e amigas e com os bichinhos.
10:Educada:sou muito educada com amigos,familiares e professores, recebi uma boa educação.

Nome: Stéfani Silva Correa
Turma:7 azul
Disciplina:Língua Portuguesa
Professora: Noemi Lenz.

0 comentários:

Postar um comentário