ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 2013
E sair da escuridão
Neste ano, nossas atividades para o Programa Educação Fiscal, iniciou-se com a criação de paródias com a EJA, onde culminaram com as apresentações no 7º Festival Cid Legal Canta e Dança.
As apresentações foram um Sucesso!
Nome: Mariane Martins Martins, Luana Câmera Guedes, Raissa
Campos Alves, Josué Tales Ávila, Verônica Perez da Costa, Talisson de Andrade
dos Santos, Wlademir Leite Ferreira, Rafael Vieira Moreira, Geovani Cunha da Silveira, Jeison
dos Santos, Simone Antonello,Silvia Dorneles Rodrigues, Márcio Gonçalves, Diego
Sodré Pinto, Aglimar da Cruz.
Professores: Cesar Valmor N. Camargo e Márcia Beatriz
Fragomeni
Música original: No coração do Rio Grande – Porca Veia
NO CORAÇÃO DO RIO GRANDE
Um dia eu fui comprar
Lá encontrei muitos impostos
Lá aprendi a gastar
Naquele pago abastado
Eu comecei a pensar
Domei o imposto gaudério
E me apeguei a poupar
Domei o imposto gaudério
E me apeguei a poupar
Nos mercados do Rio Grande
A batata e o feijão
Vem com preço exorbitante
Que choca a população
Só atuando se resolve
Toda essa corrupção
Tem o problema do leite
E se também se não bastasse de fiscalização
Na responsabilidade
O Rio Grande demonstrou
Que investir na educação
Pode ser a solução
Pois o gaudério informado
Pratica boa ação
Exigindo sua nota
E ficando bem atento para sua atuação
Não adianta reclamar
Se tu não participar
Exigindo seus direitos
Cumprindo sua obrigação
O futuro do Brasil
Já está em tuas mãos
Vamos logo nos unir
Trabalhando todos juntos pra mudar nossa nação.
Alunos: Cleberson da Costa Silva, Letícia Vidal dos Santos, Gabriel
Militz Zippernfeld, Luana de Mello da
Luz, Agizael de Oliveira Aguirre
Professor: Nídia Vieira e Neida R. Carnelesso
Música original: Gustavo Lima – Se quer beber
SE QUER PAGAR
E quando eu falo desse imposto
É pra ninguém ficar calado,
Quero te ver reclamar desse imposto elevado.
Misturamos os impostos que virou um punhadão,
É o pobre do povinho sustentando a nação.
Misturamos os impostos que vivou um punhadão,
Com a educação fiscal melhorou a aplicação.
Se quer pagar? Vamos ver você pagar agora.
Se quer pagar? Vamos ver você pagar agora.
Nos caixas da receita,
Pra receber, não tem hora.
Se quer pagar? Vamos ver você pagar agora.
Professores: Paulo Ricardo Merten, Iara Bortoluzzi, Angelita Scalamato, Valmir Almeida, César
Camargo, Ana Camargo, Laurene Ramos, Hevton Ferraz, Neida Carnelosso,Márcia Fragomeni, Maria de Fátima Souza, Maria Helena Conte, João Paulo Frigo, Michele Martelet, Ana Paula Cristino, Malize Lourdes de Oliveira, Izane Maria Dalla Nora, Nidia Vieira.
Música original: Asa Branca de Luiz Gonzaga
VAMOS CUMPRIR NOSSA MISSÃO
Ao deslocar pro meu trabalho
Vivo momentos de tensão
Porque o trajeto, está lotado
De carro leve e de caminhão
Porque o trajeto, está lotado
De carro leve e de caminhão
Quero apenas que o governo
Agilize a ampliação
Pois os tributos que nós pagamos
São destinados a construção
Pois os tributos que nós pagamos
São destinados a construção
Ao chegar na minha escola
Passo imensa aflição
Muitas famílias relatam fatos
Da sua falta de habitação
Muitas famílias relatam fatos
Da sua falta de habitação
Ao deslocar pro meu trabalho
Vivo momentos de tensão
Porque o trajeto, esta lotado
De leve e de caminhão
Porque o trajeto, esta lotado
De carro leve e de caminhão
Quero apenas que o governo
Agilize a ampliação
Pois os tributos que nós pagamos
São destinados a construção
Pois os tributos que nós pagamos
São destinados a construção
Ao chegar na minha escola
Passo imensa aflição
Muitas famílias relatam fatos
Da sua falta de habilitação
Muitas famílias relatam fatos
Da sua falta de habitação
Ao chegar na minha escola
Passo imensa aflição
Muitas famílias relatam fatos
Da sua falta de habilitação
Muitas famílias relatam fatos
Da sua falta de habitação
No decorrer das minhas aulas
Tento formar um bom cidadão
Confesso estamos esperançosos
Que ele aprenda a boa lição
Confesso estamos esperançosos
Que ele aprenda a boa lição
Sou Professor de competência
E de uma boa educação
Honestidade é melhor maneira
Pra não pensar em sonegação
Honestidade é melhor maneira
Pra não pensar em sonegação
Só me resta salientar
Que esta é minha obrigação
Cobrar direitos que nos assistem
Dos que não cumprem sua missão
Cobrar direitos que nos assistem
Dos que não cumprem sua missão
Cobrar direitos que nos assistem
Dos que não cumprem sua missão.
Alunos: Adalberto Severo; Irene Leimann; Jenny de Almeida; Lindoura Pereira; Maria Adiles; Maria de Lourdes Proença; Maria Neli Silveira; Terezinha Rosa; Zilda Soares; Doralicia Delávechia; Nelsi Konsen; Maria da Glória Martins; Andrêo Moraes - violão.
Professora: Izane Maria Dalla Nora
Música original: Menino da Porteira - Sérgio Reis
MENINO DA PORTEIRA
Toda vez que vou as compras
Solicito meu cupom
Pode ser banalidade
Mas é minha obrigação.
Tenho que dar bom exemplo
Para minha geração
Pois os descendentes dela
Já aprenderam a lição.
Meu neto que vai à escola
Precisa de condução
Pagando os meus tributos
Faço minha boa ação.
Sem falar no lavoureiro
Que precisa de atenção
Faça logo sua parte
Demonstrando compaixão
Quando chega a colheita
Ou mesmo a plantação
Ele precisa se estrada
Pra sair do caminhão.
Se todos forem honestos
Não vai ter sonegação
Vamos viver mais felizes
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 2012
O Projeto 'Drogas este Tributo, mata você' serviu de referências para os projetos que estão sendo desenvolvidos na escola neste ano. Abaixo textos produzidos em aula de Ensino Religioso, onde os alunos trabalharam com a cartilha Curto a VIda Não Curto Drogas, associando arrecadação de tributos com gastos na saúde pública. A Professora Sônia Parodi desenvolveu o projeto com os alunos e segue abaixo as produções realizadas em aula.
Na tarde do dia 17 de setembro a escola recebeu a visita do Sr. Enio Dani do 8ª Departamento da Fazenda de Santa Maria. Esteve avaliando o Projeto "Drogas este tributo mata você". A Coordenadora Pedagógica do turno da tarde Professora Malize de Lourdes Oliveira, acompanho o Sr. Enio e lhe informou sobre o processo e aplicabilidade do projeto na escola.
O Projeto 'Drogas este Tributo, mata você' serviu de referências para os projetos que estão sendo desenvolvidos na escola neste ano. Abaixo textos produzidos em aula de Ensino Religioso, onde os alunos trabalharam com a cartilha Curto a VIda Não Curto Drogas, associando arrecadação de tributos com gastos na saúde pública. A Professora Sônia Parodi desenvolveu o projeto com os alunos e segue abaixo as produções realizadas em aula.
Álcool NÃO!
Nos somos todos
adolescentes
Não podemos beber
Somos estudantes e
Queremos viver.
Diga não!
Não deixe o álcool
Estragar sua vida.
O álcool é uma droga
Então vamos todos
juntos
Formar uma corrente
Para ajudar os
viciados.
Queremos um futuro
Melhor para a sociedade
Crianças com estudos
E jovens na faculdade
Não podemos deixar
Nossa crianças na
violência
Então diga NÃO AO
ÁLCOOL.
Letra – Liliane
Aquino
Turma: 9º Ano Laranja
Duas coisas que não
combinam:
ÁLCOOL E DIREÇÃO
O resultado é o risco
de acidentes, muitos deles fatais, colocando a vida de outras pessoas
em risco.
JOVEM CONSCIENTE
É JOVEM DIFERENTE...
Alunas: Luane Lauren,
Ana Paula, Amanda
9º Ano Verde
BEBIDAS
Hoje em dia os jovens
acham que beber é legal, mas na verdade eles bebem só para dizer
que já são donos da sua própria vida, mas que vida é essa?
O vício é uma coisa
terrível ainda mais para quem é fraco para bebidas, que não se
contém com uma lata de cerveja e já quer beber mais.
Os jovens de hoje em
dia bebem muito e acabam virando alcoólatras e não sabem que o
caminho para o tratamento é longo.
ALCOOL+DIREÇÃO=MORTE
Alunas:
Amanda, Ana Paula, Lauren e Luane 9º Ano Verde.
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O que são drogas
As drogas
são substâncias capazes de modificar a função do organismo
resultando em mudanças fisiológicas.
O cigarro é uma perdição, além de prejudicar os
pulmões ainda temos que sustentar o próprio vicio.
As drogas é como perder sua vida aos poucos.
Não use drogas, não fique viciado, cuide de sua vida
e não deixe que as drogas levem você para o fim, o usuário de
drogas não possui uma vida e sim uma prisão.
Nome:
Amanda, Ana paula,Lauren,luane.
Turma:9º
verde
A Escola reafirmando o compromisso de mais um ano participar dos projetos realizados pelo Programa Municipal de Educação Fiscal, demonstra abaixo o HQ produzido pelo aluno Josiel Richard Corrêa Pereira que foi publicado na Revista QuadranteX do mês de maio/2012.
Parabenizamos o aluno pela participação e criatividade em sua história e que a sociedade se conscientize de suas responsabilidades enquanto cidadão!
Atividades Desenvolvidas 2011
Nos dias 13 e 14 de setembro, a Escola CAIC recebeu as representantes do PMEF (Programa Municipal de Educação Fiscal) Rozania Rosa e Helaine Simon, para a apresentação classificatória do "CID Legal Canta e Dança" e do "Teatro Fiscal".
Os Anos Iniciais apresentaram dança organizada pela Profª. Ana Paula. Os Anos Iniciais participaram com o teatro e a paródia organizados pela Profª. Izane e poesia, elaboradas com a coordenação da Profª. Noemi. A EJA participou com paródia organizada pela Profª. Adelina de Fátima e poesia, com o apoio da Profª. Ana Paula.
A equipe de professores que desenvolve atividades relacionadas com o PMEF no CAIC é coordenada pela Profª. Malize. Os temas dessas atividades são voltados para os tributos, impostos e cidadania. Para as categorias dança, teatro, paródia e poesia, haverá uma nova apresentação juntamente com as demais escolas da região no final de outubro.
Embora não faça parte dessa classificatória, também é relevante destacar a participação da Escola na categoria curta-metragens, coordenados pela Profª. Angelita.
Agradecemos os alunos e professores que se dispõem a participar desse importante Projeto.
Mais informações sobre o PMEF estão disponíveis em: http://educacaofiscalsantamaria.blogspot.com/
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Educação Fiscal na Escola
As atividades propostas em aula sobre educação fiscal são desenvolvidas por alunos e professores com objetivos voltados ao significado da cidadania.
Compreender questões relativas à fiscalização requer a percepção dos efeitos sociais e análise da cidade frente aos problemas que a sociedade apresenta. Por isso, o educar está não apenas no processo de leitura e escrita, mas inserido no contexto de reflexões para que o cidadão seja agente transformador da sociedade.
O trabalho de exploração do subtema “BULLING” é composto por situações/atividades relacionadas ao tema Educação Fiscal por meio de linguagem textual (análise de discursos), produção de história em quadrinhos, painéis, teatro, música, dança, jogos e etc. Além das propostas citadas, a Escola sempre está oportunizando aos educandos a noção e a construção da cidadania, em seus diferentes aspectos.
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PLANO DE TRABALHO – PROJETO ESTUDANTE CIDADÃO 2011
SEJA CIDADÃO, BULLYING NÃO !
Professores Participantes: Márcia Elena Cassol (Inglês), Noemi Lenz (Língua Portuguesa), Izane Dalla Nora (Artes), Ana Maria Toaldo, Marisandra Carlan (Português), Angelita Tomazetti Scalamato (Coordenadora Laboratório Informática), Malize Lourdes de Oliveira (Coordenadora Pedagógica - Tarde), Ana Paula da Rosa Cristino ( Coordenadora Pedagógica – Noite).
RESUMO
Este Projeto que foi desenvolvido na E.M.E.F. Junto ao CAIC “Luizinho de Grandi” está integrado ao Programa Municipal de Educação Fiscal de Santa Maria (RS). Teve como objetivos principais elaborar estratégias cidadãs para a diminuição das ocorrências de Bullying na escola; compreender a legislação municipal relacionada ao Bullying, relacionando a Educação Fiscal à temática, propondo a cidadania como via de integração desses temas para o desenvolvimento do aluno. Participaram das atividades turmas de 8º e 9 anos, com a colaboração dos 6ºs, 7ºs anos e EJA. Para o alcance dos objetivos, a metodologia fundamentou-se no questionamento da realidade, na organização e aplicação do conhecimento. Entre as atividades selecionadas se encontraram: produção de painéis; produção textual; criação de poesias e histórias em quadrinhos (HQ); distribuição de material informativo (panfleto) e orientações esclarecedoras; elaboração de paródia; teatro e a organização de um curta-metragem. A aprendizagem foi significativa e interdisciplinar, cujos diversos saberes entre alunos e professores, levaram o projeto à prática da cidadania.O tema Bullying trabalhado na Educação Fiscal na linha cidadania possibilitou a todos a vivência da gestão democrática tanto na escola como na sociedade.
Palavras-chave: Bullying; Educação Fiscal; Cidadania.
Questionando a realidade:
Sondagens sobre a realidade fundamentadas na abordagem de conteúdos segundo Coll (1997):
Conceituais: compreensão científica do conhecimento.
Atitudinais: Valores produzidos a partir do conhecimento
Procedimentais: Ações elaboradas para o desdobramento dos conhecimentos.
Organização do Conhecimento (Recursos Didáticos):
- Pesquisa: Jornal, Revista, Informática, Biblioteca.
- Vídeos.
- Palestras
- Blog da Escola:
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Aplicação do conhecimento (Ações Concretas):
- Produção de painéis;
- Produção textual;
- Criação de poesias e histórias em quadrinhos (HQ);
- Distribuição de material informativo (panfleto) e orientações esclarecedoras;
- Produção de paródia;
- Teatro;
- Organização de um curta-metragem.
História em Quadrinho 9º Ano Professora Ana Toaldo - Português
BULLYING 1
BULLYING 2
Produção Textual a partir do filme: Bullying
A referida temática foi abordada a partir do filme Bullying, nas aulas de Língua Portuguesa, com a professora Noemi, em turmas de 7º Anos.
O que é Bullying?
Bullying, como não falar sobre este assunto, tão sério e tão preocupante, e que acontece em muitas escolas e até mesmo na nossa sociedade familiar.
Blullying geralmente começa como uma brincadeira que pessoas que se dizem "amigas" fazem, mas nem sempre, acaba bem.
Há um filme que fala sobre o assunto, que conta a vida de um menino chamado Jordi que acaba de perder seu pai e tenta com sua mãe retornar a vida normal em outra cidade.
Lá, ele começa a ser assediado por um grupo de garotos mal-intencionados que fazem brincadeiras de muito mal gosto e também crueis com Jordi.
Ele fica com receio de contar a sua mãe e a professores de sua escola. Aí Jordi conhece uma menina que também é assediada em outra escola, por ser filha de imigrantes.
NO final do filme, a menina é espancada e quase morre. Logo após que isto aconteceu, Jordi se atira de um prédio, por achar que era o culpado por não ter tomado uma atitude. Isto aconteceu mesmo, pois quem sofre "bullying" acha que é o culpado, e quem pratica não sabe do mal que causa no outro.
Então, diga não à violência física e moral, diga não ao BULLYING.
Aluna: Helen Tayna dos Santos Costa - 7º AZUL - 16/08/2011.
Bullying não leva a nada
Eu vou contar uma história sobre um menino chamado Jordi. Ele saiu de sua cidade natal, porque seu pai tinha morrido. Ele e sua mãe queriam esquecer tudo o que tinha acontecido, então resolveram se mudar.
Jordi e sua mãe acharam que seriam muito felizes na cidade nova, mas acharam uma coisa impossível de acontecer.
No primeiro dia na escola nova, Jordi pensou que seria tudo normal, como em qualquer outra escola.
Mas foi só descobrir que era colega do menino chamado Nacho. Ele estava bem até ir para um trino de basquete.
Nacho começou a empurarr Jordi, a derrubá-lo no chão. Até que Jordi falou para o treinador que Nacho estava marcando muitas faltas. Assim, o treinador expulsou Nacho do jogo.
Nacho ficou furioso com Jordi, e resolveu se vingar.
No outro dia de aula, Jordi notou que seus colegas estavam se passando uma garrafa, mas ele não sabia o que havia dentro.
Nacho oferece para Jordi, ele nega, mas Nacho insiste. Jordi então aceitou e tomou.
Na saída da escola, Jordi fica com uma forte dor de barriga. Nacho havia dado laxante para Jordi tomar.
Jordi vai ao banheiro, como ele estava mal, Nacho aproveita para se vingar. Nacho tira a roupa de Jordi e tira fotos dele nu, e diz para ele nunca mais ir aos treinos de basquete. Jordi sente-se muito mal, por sofrer bullying.
Jordi sofre muitas agressões, mas não sabe como falar isso para alguém. Até que ele começa a falara com um vizinho estranho que Jordi chamava de Fredy.
Jordi nota que seu vizinho seria uma boa pessoa para se abrir e contar o que estava acontecendo em sua vida.
O "Fredy" ficou muito apavorado com o que acontecia na vida de JOrdi. E resolveu dar uma lição em Nacho. Depois disso Nacho inferniza a vida de Jordi, pois quebra a pata do cachorro, e bate nele muitas vezes.
Mas havia algo que fazia Jordi querer viver, era uma menina qe ele havia conhecido, o nome dela era Ania. A menina sofreia bullying como Jordi, acho que foi por isso que eles se entendiam muito bem.
Até que em um dia JOrdi recebe uma ligação na qual diziam que Ania estava em um hospital, ela havia sofrido agressões por algumas meninas de sua escola.
Jordi não aguentou tanto sofrimento, e acabou se atirando da sacada do prédio onde ele morava.
É, foi uma história muito sofrida, e espero que essa história fique marcada na cabeça de quem ler ou ver o filme, pois sofre bullying tem que denunciar, e quem pratica, se coloque no lugar da oitra pessoa.
Aluna: Marina Lemos 7º Azul 16/08/2011
O processo avaliativo será permanente e continuo, centrado nas possibilidades de aprimoramento do conhecimento, considerando no aluno:
- Autonomia, para analisar criticamente a realidade, valorizando a consciência ética e cidadã.
- Produção de novas posturas perante a escola/ família/ comunidade.
- Desenvolvimento das habilidades trabalhadas através do entendimento sobre conceitos, fatos e princípios.
Cadernos Pedagógicos
O ensino de português nos 6ºs anos abordou leituras de quadrinhos, inclusive do Gibi “Um por todos e todos por um!” de Maurício de Souza realizado pela Controladoria-geral da União e distribuído gratuitamente às escolas, numa perspectiva da língua como instrumento de comunicação de ação e integração social. Utilizando esse gibi os alunos refletiram e discutiram a cerca da ética e da cidadania em suas vidas.
O trabalho foi realizado pela professora Marisandra Braz Carlan, com os alunos dos 6ºs anos.
Atividade desenvolvida pela Profª Noemi nas turmas: 7ºAno Verde e Azul
Inicialmente propomos para refletir sobre questões como desigualdade social, má distribuição de renda, a falta de dignidade para muitas pessoas, a realidade cruel de quem passa miséria, a música ‘Alagados’, dos Paralamas do Sucesso. Primeiro, os alunos leram o texto e, depois, ouvimos a música. A partir de então, fizemos questionamentos – oral e escrito - que levassem os alunos a refletirem sobre esses assuntos, falassem e escrevessem o que compreenderam.
Em outra aula, nossa proposta estava vinculada a uma profecia: a profecia da índia Cree, que aborda o fim da Terra e foi escrita há mais de 200 anos. No texto, a devastação é causada pela destruição do homem branco, através da exploração da mesma, que fará com que ela adoecerá. Quando esse dia chegar, o índio perderá o seu espírito, mas vai recuperá-lo para ensinar ao homem branco a reverência pela sagrada terra. Será o tempo dos guerreiros do Arco-Íris.
Assim, essas atividades visavam levar o aluno, através do diálogo e da discussão compartilhada com todos da turma, a desenvolver o seu próprio posicionamento e à reflexão crítica, que pudesse manifestar-se através de sua própria análise. Sendo que, esses assuntos levavam também para a discussão de outros temas sociais.
Após esse trabalho reflexivo em torno das temáticas já descritas, convidamos todos os alunos a produzirem seu próprio texto, em verso, discutindo um daqueles assuntos.
Por compreendermos ser de essencial importância as atividades compartilhadas, convidamos os alunos para que realizassem as mesmas em duplas.
Desse modo, logo após a fase da primeira versão dos poemas, realizamos um exaustivo trabalho de correção e de reescritura das produções, totalizando, assim, várias versões reescritas. Ao mesmo tempo, cada dupla procurava ilustrar a produção escrita que vinha fazendo.
Quando se encerrou a fase de reelaboração, começamos a ensaiar as declamações dos poemas. Como havia um aluno no grupo que toca violão, ele se prontificou a fazer o acompanhamento musicado. Assim, procurou seu professor de música para que o orientasse a elaborar o ‘solo’ para os poemas. E para isso, seus colegas lhe entregaram cópias dos textos para que ele pudesse ensaiar nas aulas de música a execução do solo.
Dessa forma, foram realizados vários ensaios em aula, em que estimulamos os alunos para a adequada utilização da linguagem oral, a entonação, a postura apropriada, a pausa, a respiração, a expressão facial e corporal, a utilização de gestos, etc.
Assim, podemos afirmar que o envolvimento de todos os alunos foi de elevada importância para que chegássemos ao resultado final da proposta: todos os trabalhos escritos e ilustrados foram organizados em forma de mural, no Auditório da Escola. Também, foram selecionados três trabalhos para serem apresentados quando da visita da comitiva do Programa de Educação Fiscal à Escola CAIC, no dia 13 de setembro de 2011.
Os trabalhos são: o poema Fantasia de Criança, das alunas Édila Maria dos Santos e Diéli do Nascimento, com ilustração das alunas Helen Jordana Alves dos Santos e Stefani Silva Correa, do 7º Ano Azul, o poema Nota Fiscal, do aluno Leonardo Arruda da Silva e Jean Mateus Motta, do 7º Ano Verde e o poema A nota fiscal, do aluno Lucas Cristiano Martins, do 7º Ano Verde. Além disso, o aluno Jean, do 7º Ano Verde, com o acompanhamento de violão.
Fantasia de criança
Criança vai na escola para aprender!
Se ela trabalhar, aprende o quê?
Trabalhar é bom quando somos grandinhos!
Brincar é bom quando somos pequenininhos...
Adulto tem que trabalhar, para seus impostos pagar...
E criança aprende brincando,
e não trabalhando!!
Nós compreendemos a realidade quando grandes,
e vivemos na doce ilusão quando pequenos!
Diga não à exploração,
Criança é cidadão!!!
Nome: Édila, Diele e Stefani
Turma: 7º Azul
Disciplina: Língua Portuguesa
Acompanhamento musicado: Jean Mateus Motta
A NOTA FISCAL
Quando você comprar
Peça nota fiscal.
É para você provar
Que o produto é seu,
Senão digo que é meu!
Quase metade do produto
É do governo.
Cuidado para não ficar maluco
Anote em seu caderno,
Peça nota fiscal
Para ficar sabendo legal!
Você precisa saber
Quanto vai dever,
Pagar ao governo,
Quase metade das fraldas do seu bebê!
Quase metade do dinheiro
Vai para educação, saúde...
Mas o governo não é burro, nem santo
Faz desvios de banco...
A maioria não faz,
Mas não da para confiar.
Peça nota fiscal
Para simplificar.
Assim, a nota fiscal é um registro
Que você comprou,
Aí ninguém pode dizer que você roubou.
Leonardo Arruda da Silva
A nota fiscal
Peça a nota fiscal
assim nosso mundo
fica mais legal!
Peça a nota
sempre, sempre
para nosso mundo
seguir adiante, em frente...
Peça a nota
para evitar
o roubo, o furto.
Faça o melhor
para o nosso mundo.
(Lucas Cristiano Soares Martins
Acompanhamento musicado: Jean Mateus Motta
7º Ano Verde – CAIC)
Meu Nome é Nota Fiscal!
Se ouvires falar em meu nome
Digas que me conheceu
Embora alguns me desprezem
Vou te mostrar quem sou eu
Estou em vários lugares
Em lojas e armazéns
Quando passares por lá
Fales de mim à alguem.
Quando passares por lá
Fales de mim à alguem
Enquanto uns me levam junto
Outros não querem nem me ver
Pra continuar sonegando
Roubando para enriquecer
Preciso apresentar-me
Meu nome é nota fiscal
Boto medo em muita gente
Outros nem se quer respeitam
E ainda ficam a me gosar...
Se ouivires falar em meu nome
Digas que me conheceu
Embora alguns me desprezem
Vou te mostrar quem sou eu
Estou em vários lugares
Em lojas e armazéns
Quando passares por lá
Fales de mim à alguém
Quando passares por lá
Fales de mim à alguém
Com meus anos de experiência
O que eu aprendi
Que a pessoas me ignoram
Não me querem para ti
Tenho meus sentimentos
Por quem me dá valor
Estou no teu dia-a-dia
Solicito mais respeito
Do senhor trabalhador
Preciso do teu apoio
Da tua compreensão
Pois é ruim ser negado
Evite a sonegação!
Pois é ruim ser negado
Evite a sonegação.
A composição da letra foi baseada em poesia, realizadas no 9º Ano Azul com a Profª Ana Toaldo, na disciplina de Português.
Integrantes do coral:
9º Ano Azul: Josiane, Gabrieli, Carla e Carlos Eduardo.
9º Ano Verde: Daniela e Juliane
8º Ano Laranja: Gabriela e Tatiana
6º Ano Laranja: Luana
6º Ano Amarelo: Karolayne
Atividades Desenvolvidas 2010.
No dia 25 de agosto de 2010 realizou-se no CAIC a formatura da 1ª turma de empreendedorismo da EJA.
Contamos com a presença de autoridades representando a Prefeitura Municipal de Santa Maria, Sra. Silvana Camargo, a Secretaria de Município da Educação, Sra. Mara Regina da Luz e as Coordenadoras do Projeto Rozania Rosa e Helaine Simon.
Formaram-se nesta turma os alunos:
ANGELA BORGES
ANTONIO ALEXANDRE DIAS
CLÉLIA DE SOUZA
CLEONICE DE SOUZA
DÉBORA FONTANA
DOUGLAS CAMPOS
JANETE PIRES
JANIELY DA ROSA
JULIA MARLENE SANTOS
LETÍCIA PINTO
A Equipe do Blog entrevistou a Senhora Rozania sobre o empreendedorismo:
Qual o objetivo do Projeto ?
O objetivo do projeto de empreendedorismo é resgatar os alunos de volta às escolas para ter vontade de aprender, é uma motivação de ensino e também de auto-sustentabilidade.
No desenvolvimento do projeto ensinamos os alunos a administrar uma empresa. Como não era uma empresa regularizada e sim um projeto, decidimos doar o lucro para uma instituição de caridade. A escolhida foi AAPECAN, de onde os alunos compraram gêneros alimentícios. Escolheram um grupo que acredita na vida.
Rozania Rosa
Disseminadora do Programa Municipal de
Educação Fiscal
Postado em 27 de agosto de 2010: http://caicblogando.blogspot.com/
Rozania Rosa
Disseminadora do Programa Municipal de
Educação Fiscal
Postado em 27 de agosto de 2010: http://caicblogando.blogspot.com/
Projeto Estudante Cidadão - 2010
Este projeto foi desenvolvido dentro do Programa de Educação Fiscal da Prefeitura Municipal de Santa Maria, na categoria Estudante Cidadão, desenvolvido com os alunos dos 8ºs Anos da Escola, com a responsabilidade das Professoras Angelita Scalamato e Malize Oliveira.
A escola se sente responsável pela educação destes jovens, e não vê a educação acontecendo somente dentro deste espaço, por isto, observa a necessidade de extrapolar os muros desta.
Este Projeto tem como objetivo formar sujeitos comprometidos com uma nova sociedade, principalmente saudável, e por isto desenvolvemos o projeto denominado: “Drogas, este tributo mata você!”
Para o desenvolvimento deste trabalho os alunos foram incentivados a observar e a se questionar sobre a comunidade da qual estão inseridos.
Em sala de aula, foi realizado o levantamento, questionamento sobre os principais problemas que os aflige, e a resposta foi quase unânime: drogas, pois observam o número crescente de jovens consumidores de drogas licitas e ou ilícitas, e se mostraram bastante motivados a buscar uma solução para este problema.
Para nós, educadoras achamos o tema bastante desafiador, pois associar dois temas importantes e de bastante relevância na nossa sociedade era uma responsabilidade muito grande.
O Projeto "Drogas, este tributo mata você", foi
divulgado na comunidade escolar pelo Grêmio Estudantil da Escola, onde
após divulgação os alunos relataram que o Projeto além de agregar
conhecimento, fez com que os alunos mudassem de atitudes e de postura.
Acreditam que projetos como este pode mudar a realidade onde a escola
está inserida.
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