domingo, 4 de setembro de 2011

CONLEJA - Atividades de junho e setembro

    No dia 30 de junho, a SMEd promoveu para os alunos da CONLEJA, uma palestra com a Professora Sueli Silva cujo tema foi "A EJA no município de Santa Maria: uma ação de cidadania." A partir das considerações da palestra e das vivências na escola, os alunos discutiram a cidadania com seus colegas, contando com a dinamização dos Professores Conselheiros.
   A conclusão dessa atividade foi apresentada por representantes das lideranças das escolas, no dia 01 de setembro, no Auditório da Prefeitura Municipal. O CAIC foi representado pelos seguintes alunos: Doralícia Bitencourt e Estanislau Bonotto da Etapa IV Azul, Elenita Vargas da Etapa IV Laranja e Patrícia Matos da Etapa III Verde.
   A fim de explicitar o entendimento dos alunos sobre ações de cidadania e liderança, reproduzimos abaixo o texto da aluna Doralícia Bitencourt:

    A cidadania é o direito que cada cidadão tem de viver com dignidade, ter uma educação de qualidade, trabalho, saúde, moradia própria, saneamento básico, iluminação, salário digno, transporte, etc.
    A CONLEJA abriu novos horizontes no exercício dos direitos e deveres enquanto cidadão. Exemplo: Tenho o direito de ter uma boa educação. Mas para que eu possa ser educado, devo ouvir, participar, estudar, ser pontual, ter uma boa convivência com todos.
    Hoje estamos mostrando um pouco do que a Escola CAIC oferece a seus alunos e comunidade. São tarefas e projetos que a escola desenvolve através da Direção e Professores, sempre preocupados com uma boa educação para seus alunos.
    A CONLEJA está abrindo novos caminhos do conhecimento e relacionamento com lideranças de outras escolas, e isso nos faz crescer e saber que problemas existem e não são muito diferentes de uma escola para outra.
    Mas  a união faz a força, e todos unidos cada um fazendo a sua parte, podemos realizar nossos objetivos, fazendo parte da cidadania.
    Muitas vezes eu devo mudar a minha maneira de ser, para que possam acontecer as mudanças dos que estão ao meu lado. E eu só posso mudar, sendo humilde  e se sentir amor pelos outros e ter uma boa educação. E para ter uma boa educação, é preciso que os professores sejam respeitados e valorizados pelo seu trabalho com o justo salário que têm direito. Para que todos sejam dignos cidadãos.

Doralícia Bitencourt - Etapa IV Azul


0 comentários:

Postar um comentário