terça-feira, 23 de agosto de 2011

Reunião com a Comunidade Escolar

   Na noite do dia 02 de Agosto a Comunidade Escolar do CAIC foi convidada a participar do debate sobre a implantação do Piso Nacional Salarial Profissional do Magistério.
O que é? 
    É uma lei que está em vigor desde 2008 e estabelece um piso, ou seja, o mínimo para todos os professores do Brasil que atuam da educação infantil ao ensino médio, inclusive para aqueles que já se aposentaram.
Por que os professores de Santa Maria fazem tantas mobilizações em defesa do piso? 
    Porque embora a lei esteja em vigor desde 2008, aqui em Santa Maria os professores não recebem seus salários de acordo com a lei do piso.Nosso básico é um dos mais baixos da região apesar de sermos conhecidos como a cidade cultura.
Essas mobilizações adiantam alguma coisa?
   Ao longo de toda a história de trabalhador nenhuma conquista, de qualquer categoria, se deu pela vontade do patrão, ou pelo reconhecimento da necessidade, direito ou merecimento. Sempre foi preciso lutar muito para se conseguir.
  A nossa luta se realiza através de fechamento das escolas e vamos para a praça denunciar o não cumprimento da lei como é o caso no momento.
Infelizmente, os alunos são sacrificados ficando sem aula, mas como somos uma categoria que conhece e cumpre a lei vamos recuperar os dias parados e turnos reduzidos.
   Nós professores, ao recuperar as aulas perdidas podemos andar de cabeça erguida cientes de que somos cumpridores de nossas obrigações. 
Como os país podem ajudar na luta por uma educação melhor?
  Apoiando os professores de sua comunidade. A luta servirá não apenas para melhorar o salário dos professores, mas também reverterá na melhora da Escola Pública e certamente na melhora do aprendizado de seus filhos.
   O apoio da comunidade é muito importante. O seu apoio será fator decisivo para que o prefeito sinta-se obrigado a cumprir a lei e implementar o quanto antes o Piso Nacional.
  Após o esclarecimento sobre o Piso os professores relataram a importância da educação, das leis em nosso país e do apoio da comunidade para que o ensino continue sempre sendo de qualidade, prioridade dos professores da Rede Municipal de Santa Maria.

0 comentários:

Postar um comentário